O Enduro da Independência celebrou os campeões da 36ª edição neste sábado (8), em Itajubá. A prova mais tradicional de enduro de regularidade foi formada por quatro dias de disputas e 650 quilômetros percorridos nas trilhas da Serra da Mantiqueira e da região Sul de Minas Gerais. A prova foi um duro teste para os pilotos. Desde o primeiro dia, impôs muitas dificuldades e médias justas aos competidores, além de visuais belíssimos. O roteiro trouxe trilhas fechadas e estradas de terra em terreno acidentado, com passagens por rios e mata-burros e pedra para todos os gostos – desde as mais soltas até grandes degraus e paredões.
Pela Equipe Honda Racing o piloto Gabriel Soares, o Tomate, estreante na modalidade fechou as disputas em quinto lugar da categoria Master. O chefe da equipe Felipe Zanol, nomeado embaixador do evento, multicampeão off-road integrou a equipe técnica da prova. “Provei para mim mesmo que eu sou capaz de dar uma volta de moto. Participar de uma competição não é o meu foco, não é o meu objetivo, mas voltar a participar junto com os amigos foi uma conquista muito grande. Eu experimentei andar de moto algumas vezes após o acidente, mas acho que não estava no momento certo. Hoje, com certeza, eu me sinto muito mais à vontade na moto, mais confortável para andar de moto, o que é muito mais prazeroso. Andamos bastante em estradinhas e em algumas trilhas que, à princípio, seriam fáceis, mas foram ganhando um pouco de dificuldade, com mais pedra, e eu consegui ir super bem.” Declarou Zanol. Ainda no primeiro dia de provas.
Felipe Zanol
Foto: Idário Café
Jomar Grecco da equipe Yamaha O2BH América Racing venceu os 4 dias do 36º Enduro da Independência e se tornou o único a ter 5 conquistas na principal categoria. “Deu tudo certo, graças a Deus, consegui a vencer, estou feliz demais com esse resultado. A emoção é como da primeira vitória. Conquistar esse feito é fantástico. A equipe toda está de parabéns, agradeço a todos, não mediram esforços para que a gente conquistasse mais esse título. O título não é meu, o título é de todos nós, equipe, patrocinadores e todos que torceram. Realizei o que vinha planejando há muitos anos. Quero agradecer em especial a Deus por cada livramento, e foram muitos nesses quatro dias, às vezes tive que arriscar, mas Deus esteve sempre nos protegendo”, comemorou o único pentacampeão do Enduro da Independência.
Jomar Grecco
Foto: Adalto Moto Raid
Em sua primeira experiência no enduro de regularidade, Bárbara Neves foi a única mulher a completar o 36º Enduro da Independência “Estou muito feliz, foram dias difíceis, mas muito divertidos nas trilhas”, contou a piloto de 18 anos. “O meu objetivo principal era completar a prova e deu certo. Tive dificuldades na navegação no começo, mas agora eu já estava pegando o jeito. Pena que acabou, adorei participar”, continuou.
Barbara Neves
Foto: Idário Café
A seguir, você confere qual foi a cOlocação de todos os pilotos MRPRO
Master
1º Jomar Grecco (MRPRO)
2º Tunico Maciel
3º Thiago Veloso
4º Vinicius Moraes
5º Gabriel Soares (MRPRO)
Senior
1º Gabriel Martins
2º Sandro Hoffmann (MRPRO)
Brasil
1º Dario Julio
2º Artur Knop Louzada
3º Ian Silva Pereira
4º Fabio Coelho Amaral (MRPRO)
Over 50
1º Edson de Castro Maciel
2º Noe de Oliveira (MRPRO)
Feminina
1º Barbara Neves Gonzaga (MRPRO)